quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Teorias Fixistas 2

Geração Espontânea
A história das religiões demonstra que essas fábulas ingénuas sobre o súbito aparecimento de animais e vegetais com aspecto organizado e definitivo, baseiam-se numa interpretação falsa e simplista de observações superficiais sobre a natureza circundante. Isto leva igualmente os homens a crer que certos seres vivos, como os insectos e os vermes e até os peixes, os pássaros ou os ratos podem nascer não só dos seus semelhantes mas, também, surgir espontaneamente do lodo, no esterco, na terra ou em outras matérias inanimadas. Onde quer que o homem deparasse com o aparecimento inesperado de seres vivos, considerava-se que tinha havido eclosão espontânea de vida.
  • Casos Particulares... Antigas doutrinas da Índia, da Babilónia e do Egipto explicavam que o esterco e o lixo geravam vermes, moscas e escaravelhos; o suor humano, piolhos; o lodo do Nilo, rãs, serpentes, ratos e crocodilos; as faúlhas em extinção, vermes luminosos. Essas explicações, nas referidas doutrinas, ligavam-se a lendas religiosas.
  • Defensores da Geração Espontânea... Este súbito aparecimento de seres vivos a partir de matéria inanimada foi também seguido por Basílio de Cesareia, bispo que viveu em meados do século IV, Santo Agostinho, seu contemporâneo e uma das autoridades mais influentes da Igreja Católica, Tomás de Aquino, um dos teólogos mais conhecidos da Idade Média e Demétrio, bispo de Rostov.
  • Na actualidade... Actualmente a religião cristã e todas as outras continuam a sustentar que os seres vivos surgiram, e surgem, por geração espontânea e com o seu aspecto definitivo, mercê de um acto de criação divina sem qualquer ligação com o desenvolvimento da matéria.
in "Origem da Vida", adaptado
by Joana

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Teorias Fixistas 1

Criacionismo
Segundo as ideias religiosas, todos os seres vivos foram originariamente criados por Deus. Graças a esse acto de criação divina, teriam surgido na Terra, de vez e com aspecto definitivo, os antepassados das plantas e dos animais que actualmente a povoam. O primeiro homem, do qual descenderiam todos os outros, teria sido criado por um acto divino especial.

A Bíblia, livro sagrado dos judeus e dos cristãos, indica que Deus criou o mundo em seis dias: no terceiro dia criou as plantas; no quinto, os peixes e os pássaros; no sexto, os animais e, por fim, os seres humanos; primeiramente o homem e, em seguida, a mulher. Deus modelou Adão – primeiro homem – de argila, matéria inanimada e, a seguir insuflou-lhe uma alma, vivificando-o.
in "Origem da Vida", adaptado
by Joana

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Link de interesse 3

Para aceder à versão integral do livro escrito por Darwin, "A Origem das Espécies", clique na imagem.
by Joana

Relacione os conceitos

by Joana

domingo, 20 de janeiro de 2008

Link de interesse 2


Saiu também um artigo na revista "Time", no qual quatro especialistas revelam a sua opinião acerca da dicotomia Evolucionismo / Criacionismo.

(Nota: artigo em inglês)


by Joana

Link de Interesse 1

Em Novembro de 2004, saiu um artigo na revista "National Geographic" com o título "Teria Darwin errado?". Para consultar o artigo, clique na imagem.

by Joana

Introdução ao blogue

O nosso blogue...


Somos alunos da Escola Secundária Martins Sarmento, da área de Ciências e Tecnologias, do 2º ano de Biologia e Geologia. No âmbito desta disciplina, fundámos um grupo, Bio Evolution e vamos desenvolver neste blogue uma temática abordada nas aulas: A Origem e Diversidade das Espécies - Darwinismo. Com este blogue pretendemos atingir vários objectivos que nos foram propostos na disciplina, que a seguir referimos:


  • Organizar e apoiar a aprendizagem relativa à temática;
  • Permitir uma reflexão sobre as actividades abordadas ao longo das aulas;
  • Divulgar, no ciberespaço, o trabalho e as reflexões da turma;
  • Estabelecer um intercâmbio e colaboração entre os alunos da turma;
  • Construir um instrumento de avaliação.

Estamos abertos a questões e comentários! Esperamos que se divirtam a navegar no nosso blogue e que este vos ajude se necessário for!



Adriano Freitas

Alfredo Bravo

Joana Nuno

Clara Flores