quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Evolucionismo e Criacionismo

Para aceder a um vídeo acerca desta temática clique na imagem.

by Alfredo

Outros argumentos a favor do evolucionismo

Para além dos órgãos homólogos, no estudo da Anatomia Comparada existem:

  • Estruturas Análogas: São órgãos que tem origem e estrutura diferentes, mas com formas semelhantes e que desempenham a mesma função. São exemplo de estruturas análogas as asas de insectos e de aves.


  • Estruturas vestigiais: São órgãos que não desempenham nenhuma função, devido à atrofia dos mesmos, que perderam o seu significado fisiológico. São exemplo de estruturas vestigiais a vértebra coccígea, o apêndice, a membrana nictitante e os músculos das orelhas.

by Adriano

Será que os Homens descendem dos macacos?

Um dos argumentos usados para defender o evolucionismo é o da Anatomia Comparada. Na imagem que se segue podemos verificar a existência de órgãos homólogos (órgãos que têm a mesma origem, a mesma estrura básica e posição idêntica no organismo, podendo desempenhar funções diferentes) entre o homen e outro primata.


by Adriano

Selecção Natural

Figura - A actuação da selecção natural nos seres vivos.


Para informação mais detalhada acerca da selecção natural, clique aqui.

by Alfredo

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A Viagem do Beagle

Conhece a viagem de Darwin a bordo do Beagle, passo a passo, clicando na imagem.




domingo, 17 de fevereiro de 2008

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Imagem de Charles Darwin

Click to Mix and Solve
by Joana

Uma questão aos defensores do lamarckismo...

Evidências históricas dão conta de que o excêntrico gosto por pés, podolatria, vem do extremo oriente, especialmente da China, onde o pé feminino passou a ser objecto de desejo a partir da Idade Média. E quanto menor, melhor. Tudo teria começado com o nascimento, no século XI, da princesa (e depois imperatriz) Taki. Ela nasceu com uma deformidade congénita: pés muito pequenos. Nasceu assim a tradição de enfaixar os pés às meninas em tenra idade.
O pé ideal, padrão de beleza, não podia ter mais do que oito centímetros, denominados lótus dourado e era uma atracção especial nos jogos sexuais.
Esta tradição não levou ao aparecimento de indivíduos de pés mais pequenos nas gerações seguintes. Ora, não era suposto isto ter acontecido, segundo a lei da transmissão dos caracteres adquiridos defendida por Lamarck?

Enviem as vossas respostas para o nosso e-mail: bioevolution12@gmail.com.

by Joana

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Quem foi Charles Darwin??



Nascimento: 1809, em Inglaterra (Shrewsbury)


Profissão: biólogo (naturalista)

O que fez:
alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propôs uma teoria para explicar como ela se dá por meio da selecção natural.

Na sua teoria, pequenas diferenças na descendência, tanto das plantas como dos animais, fazem com que certas espécies vivam mais tempo do que outras. No caso das que possuem vida mais longa, estas gerarão mais descendentes, e este facto permitirá o aparecimento gradual de novos tipos de variações.

Publicações:
  • "A Origem das Espécies" em 1859.
  • Posteriormente, Darwin escreveu outra obra: "A Descendência do Homem".Nesta, manifestou suas ideias sobre o surgimento da raça humana no planeta Terra.
Ambos os livros geraram debates e muitas controvérsias na época, contudo, hoje em dia, muitas de suas ideias são aceites pela ciência.


Morte: 1882 em Inglaterra (Downe,Kent)

domingo, 3 de fevereiro de 2008

A evolução não viola a segunda lei da termodinâmica

Para desmontar a teoria da evolução, os adeptos do criacionismo, que hoje contra-atacam dizendo que este devia ser ensinado nas escolas, deitaram mãos dos argumentos mais inverosímeis. Um dos mais surpreendentes diz que a evolução implica que a vida vá das estruturas mais simples para as mais complexas, enquanto a segunda lei da termodinâmica defende que os sistemas se movem para estados de desordem máxima. Assim, a evolução violaria as leis da física.
Onde está, então, a falha? Muito simples: a segunda lei da termodinâmica refere-se exclusivamente a sistemas isolados, e a Terra e os que a habitam não entram neste grupo, já que recebem constantemente energia do Sol. Assim, o aumento de ordem na biosfera é compensado pelo aumento da desordem no nosso distribuidor energético, o astro-rei.
by Joana

Charles Darwin, fundador da moderna teoria da evolução

Na época em que Darwin viveu (1809-1882), um vasto grupo de naturalistas rejeitava a teoria criacionista, segundo a qual a Terra foi criada há uns poucos milhares de anos por intervenção divina; estes cientistas inclinavam-se decididamente para uma teoria da evolução. Foi nesta época cultural que Darwin embarcou como naturalista a bordo do Beagle, para uma viagem de exploração de cinco anos. A descoberta na Argentina de ossos fósseis de animais extintos e a observação de numerosas espécies de tentilhões das ilhas Galápagos contam-se entre os motivos que levaram o naturalista a interessar-se como se originaram as espécies. Durante a viagem, Darwin convenceu-se que as espécies não são imutáveis, antes mudam gradualmente ao longo do tempo. Em 1859, publicou A Origem das Espécies, um tratado que expõe a teoria da evolução e, ainda mais importante, o papel da selecção natural no seu curso, explicando o desenho dos organismos.

Viagem do Beagle

by Joana